top of page
isvouga.jpg

ISVOUGA

Entidade Titular

A Fundação Terras de Santa Maria da Feira é a entidade titular do ISVOUGA.
A referida Fundação é composta por um conselho de fundadores, um conselho de administração, um conselho fiscal e uma direção executiva, e integra, para além da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, personalidades do meio académico e um conjunto de prestigiadas empresas da região.
Temos muito orgulho de nosso programa, cujo foco é incentivar desafios intelectuais, engajamento e a curiosidade acadêmica que supera todas as barreiras físicas e geográficas. Se você tem dúvidas ou interesse em se matricular, entre em contato.

Apresentação: Sobre

Missão

O ISVOUGA através dos cursos de licenciatura que disponibiliza, nas áreas das ciências empresariais, ciências da comunicação, ciências jurídicas e tecnologias, propõe-se criar e reforçar competências suscetíveis de impulsionar o desenvolvimento económico e social do país e, em particular, da região de Entre Douro e Vouga, em que se insere. Consciente da centralidade que assume o processo da aprendizagem ao longo da vida, o ISVOUGA assume-se, crescentemente, como um pólo de qualificação de distintos públicos, designadamente através de ofertas renovadas de formação contínua. As propostas de apoio e de enriquecimento curricular, obedecem a objetivos definidos com base na prioridade atribuída ao combate ao insucesso escolar e à promoção de currículos versáteis e diferenciadores para os estudantes, corroborando e complementando-se, assim, a constante preocupação com a integração e mobilidade profissional dos diplomados. A investigação e a prestação de relevantes serviços à comunidade são outras das suas atribuições mais determinantes, garante de inovação e utilidade social de toda a sua atividade.

Visão

Uma instituição de ensino superior e de formação de referência, fomentadora da aquisição de conhecimentos e de competência s fundamentais para as necessidades do mercado de trabalho, em cada momento, responsável pela produção de conhecimento científico e tecnológico relevante para o desenvolvimento e modernização da região do EDV, potenciadora das qualificações escolares, ao mais alto nível, de bem-estar económico, social e pessoal.

Projeto Científico, Cultural e Pedagógico

O ISVOUGA consiste numa instituição de ensino superior, particular de natureza politécnica que através do leque de cursos que disponibiliza e da investigação que promove, se propõe contribuir relevantemente para o desenvolvimento económico e social da região em que se integra.

Com uma oferta particularmente vocacionada para contribuir para o crescimento empresarial, o ISVOUGA visa promover um ensino-aprendizagem focalizado na criação e reforço de competências técnicas e pessoais dos seus estudantes.

A orientação adotada, após a introdução do modelo de Bolonha (ano letivo de 2007/08), através das metodologias empregues, perspetiva que os conhecimentos a atingir, tanto numa vertente de índole mais teórica, como numa outra de natureza técnica, sejam conseguidos por forma a que as competências transversais fundamentais sejam simultaneamente trabalhadas e reforçadas, pelos estudantes. Os trabalhos de projeto ou com uma forte componente experimental são, por assim dizer, ferramentas de trabalho recorrentes, estimulando-se, desta forma, consideráveis níveis de autonomia, por parte dos estudantes, neste processo.

O projecto educativo do ISVOUGA passa, ainda, pelo apoio ao estudante:

  • na identificação de estratégias e técnicas pessoais que possam contribuir para aumentar os níveis de sucesso escolar;

  • na disponibilização de ferramentas de apoio a unidades curriculares que suscitam mais dificuldades;

  • na disponibilização de espaços físicos e equipamentos para trabalho e estudo;

  • na construção de currículos versáteis, especializados e diferenciados, pela frequência de unidades curriculares externas ao currículo de cada curso;

  • na busca das melhores soluções para a concretização de estágio ou colocação dos diplomados no mercado de trabalho;

  • na disponibilização de ofertas de formação contínua suscetível de dar resposta às necessidades dos estudantes-trabalhadores e/ou diplomados;

  • na prerrogativa que oferece no sentido de permitir uma melhor harmonização trabalho-estudo, através da frequência parcial dos cursos;

  • no reforço da política de ação social interna;

  • na integração dos estudantes na cultura da comunidade local;

  • no reforço do sentido crítico e de atitude face a problemáticas internacionais da atualidade;

  • no incentivo aos percursos de mobilidade académica e profissional;

  • na filosofia de escola aberta, pela participação ativa dos estudantes na construção de um modelo de melhor escola.

bottom of page